domingo, 23 de maio de 2010

O Estranho

"O relógio despertava aumentando seu volume gradativamente ao decorrer dos segundos. A velha criada sentindo-se parte da família penetrava no quarto bruscamente. Após balbuciar algumas palavras escancarou a janela, o feixe de luz espalhava-se por todo o cômodo, ofuscando o negro que ali jazia. Mila estava com o rosto ainda enfiado no travesseiro, sendo visível apenas um de seus olhos rubros de cansaço.
Não tenho vontade de mover um só músculo – pensou – nada nesse dia, nem em outros, me motiva. A flor de seu coração estava agora como pétalas ao chão, fragmentado como estilhaços de um espelho onde cada fração refletia em uma sensação do passado.
A juventude está rompendo comigo – continuou a pensar sentindo seus músculos – o peso da velhice me corteja com as responsabilidades e compromissos que apagam tudo aquilo que um dia já foi onírico. Ah! A falta do peso dos anos produzia o espetáculo do novo e enchia o fôlego de expectativas, apresentando o futuro como uma caixa de surpresas galanteada por um pierrô coberto de serpentinas. Mas, as intempéries do destino mostraram-me um caixa de Pandora, uma guerra da qual me postei em seu front e como São Miguel vesti minha armadura para aprisionar os demônios."


Trecho do conto, "O estranho".
Autor: Thalita Noce
Publicação: Antologia Delicatta III, Editora Scortecci - São Paulo.

4 comentários:

  1. Ahh, o tal sentimento de velhice.. Quem nunca sentiu q atire a primeira pedra.. É incrível como vc consegue transformar pensamentos e setimentos em palavras...

    ResponderExcluir
  2. concordo com a Mel...

    ow ow.. odeio esse lugar pra colocar comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Me sinto velho mas até a velhice tem seu charme!

    ResponderExcluir
  4. A velhice é um fato. mas se você mantém uma atividade com dedicação, o tempo não passa.
    Com 83 anos, o acadêmico Rubem Fonseca publicou mais um romance, "O Seminarista", em 2009, com uma linguagem, estilo e idéia de qualquer jovem de talento.
    Parabéns pelo texto, Thalita.

    Carinho,
    Jorge

    ResponderExcluir